Browsing by Author "Silva, Melanie da Rocha Oliveira da"
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- Shopping tourism: avaliação das cidades do Porto e Lisboa como destinos de comprasPublication . Silva, Melanie da Rocha Oliveira da; Liberato, DáliaNas últimas seis décadas, o turismo registou uma expansão e diversificação contínua, sendo um dos maiores e mais importantes setores económicos do mundo. E o mesmo se reflete em Portugal, em que o setor do turismo é o principal setor na categoria das exportações, tendo contribuído, em 2016, para 16,7% das exportações do país. Enquadradas no setor do turismo, as compras foram consideradas pela OMT como o segmento com maior potencial de crescimento, também na economia portuguesa. Portugal é o país europeu que alcançou maior crescimento em Tax-Free shopping em 2017. Contudo, podemos afirmar que este segmento é ainda pouco valorizado no contexto do turismo em Portugal. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é a comparação de dados entre as duas maiores e importantes cidades turísticas portuguesas, Lisboa e Porto, no contexto do turismo de compras. Os objetivos específicos são a interpretação dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e a investigação do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto do destino. Metodologia – Para responder aos objetivos desta investigação, foi criado e aplicado um questionário a 1097 turistas/visitantes, nas cidades de Lisboa e Porto. Dos 1097 inquiridos, 606 responderam ao questionário relativo a Lisboa e 491 ao questionário aplicado no Porto. Resultados – Os dados recolhidos confirmam que o perfil sociodemográfico, as características da viagem, os atributos de compra e o sistema de Tax-Free, influenciam positivamente a intenção de gasto. É também confirmado que o perfil do turista e os motivos de viagem se relacionam com as categorias de compras. Comprova-se, ainda, que os atributos de compras influenciam positivamente a satisfação e que a satisfação relativa ao local de compra influencia positivamente os atributos de compra no destino. Limitações e implicações – As duas áreas geográficas escolhidas para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Este estudo apresenta dados relevantes para a DMO nacional e DMO´s regionais, com vista à captação deste segmento do turismo, e melhoria da experiência turística no segmento de compras. Implicações práticas – Este estudo pretende demonstrar a importância deste segmento na indústria do turismo em Portugal. Deverão ser desenvolvidos estudos com as mesmas características, no contexto nacional, por forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento, que ainda é limitado, mas também para aprofundar a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental, relativamente ao turista de compras em Portugal, valorizando a importância deste segmento no contexto nacional. O turismo de compras em Portugal é ainda pouco valorizado, sendo visto apenas como oferta complementar a outros segmentos do turismo. Originalidade/valor – São ainda escassos os estudos que analisam o papel dos atributos de compras na criação do valor das compras e intenção comportamental, em particular, em Portugal. Existe assim a necessidade de investigar este segmento no setor do turismo, pois, no processo de compra, os turistas formam diferentes perceções dos atributos de compra, que podem afetar a satisfação global relativamente ao destino turístico. Os estudos focados em cidades Europeias são, igualmente, muito escassos. Atendendo aos impactes socioeconómicos positivos resultantes do turismo de compras, em particular em Portugal, esta investigação pretende comparar, as cidades do Porto e Lisboa, ao nível dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto de cada uma das cidades.
