Browsing by Author "Silva, Mateus Rodrigues Vieira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Milenarismo Pedagógico: o reflexo do cristianismo na construção do ethos docente no século XXIPublication . Silva, Mateus Rodrigues Vieira da; Guedes, António José de OliveiraRelacionado com o processo de transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade, ou educação, este estudo procurou compreender a medida com que os modelos de gestão educacional atuais utilizam a mentalidade cultural cristã na reconstrução do ethos docente. Assim, a presente investigação objetivou refletir acerca da construção da identidade profissional docente, partindo da perspectiva religiosa, mais restritamente pelo viés cristão e a influência que este pensamento religioso exerce na construção desta identidade, especialmente no enfraquecimento da sua vontade de poder e agir político. Para tanto, elencamos três objetivos específicos importantes, a saber: i) descrever a relação existente entre sociedade, cultura, religião e educação; ii) investigar a interpretação da concepção que os profissionais da educação têm de si mesmos; iii) relacionar a visão que os profissionais da educação têm de si aos conceitos de submissão, vigia e domesticação de instintos e ações. O desenvolvimento deste estudo utilizou como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, que forneceu o suporte teórico pertinente à estruturação do inquérito por questionário, com questões fechadas e que dessem conta do enquadramento teórico, ferramenta essencial no desenvolvimento da pesquisa social de campo. A análise de dados nos permitiu identificar que há influência substancial na construção da identidade profissional dos integrantes cristãos do magistério quando comparados aos não cristãos. Esta influência se reflete na tendência a comportamentos de submissão e conformismo, importantes demonstrativos da vigia e da domesticação dos instintos. Os resultados apresentados por este estudo podem servir no entendimento da passividade política dos docentes, como categoria funcional, que assume seu papel na estrutura paternalista estatal. A superação da passividade comportamental detectada impõe-se como uma grande limitação na busca pela união dos docentes como categoria, no sentido de erguer numa postura política mais combativa, questão que apresenta como um dos desafios atuais para o magistério: desprender-se do arquétipo do professor detentor do saber hierarquizado e transformar-se num professor militante em prol da qualidade educacional. Enfim, por meio deste estudo foi possível aperceber-se da necessidade de investir na formação inicial e continuada dos professores, para que se possa entender que o paradigma do professor como elemento transmissor de informações, ocupante de uma posição hierárquica de destaque foi superada pela sociedade e que a ação política é o meio pelo qual o sistema educacional pode tomar novos rumos.
