Browsing by Author "Silva, Mariana Fidalgo Janeiro Agante da"
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- A poesia experimental na prática do design gráfico: exploração de adágios popularesPublication . Silva, Mariana Fidalgo Janeiro Agante da; Quelhas, VítorA Poesia Experimental veio reinventar o ato de leitura e interpretação de um poema. Deste modo, aquando do confronto com uma nova obra, o próprio leitor foi desafiado a reagir sob uma nova perspetiva sequencial: primeiramente contemplar a forma como os elementos se dispõem no suporte, em seguida ler o poema e por último interpretá-lo como um todo, tendo em consideração a reunião de componentes disposta e a própria simbologia das palavras. Este estudo tem como objetivo elevar as potencialidades da Poesia Experimental, nomeadamente quando esta se relaciona com o Design Gráfico, com as suas ferramentas e com a sua capacidade criativa. Assim, procura-se compreender de que forma um designer gráfico, fruto da sua formação específica, pode interpretar e desenvolver de forma impar, um conjunto de poemas experimentais, tendo em conta as suas vicissitudes, técnicas e culturais, bem diferentes das de um poeta. A presente investigação assume-se como qualitativa, experimental e encontra-se seccionada em três fases distintas. Numa primeira efetuou-se uma revisão literária, onde se procurou perceber as origens e influências da Poesia Experimental, desde os seus múltiplos estados e movimentos vanguardistas, que determinaram uma poesia mais livre, experimental e solta de regras, como hoje a conhecemos. Numa segunda fase, caracterizaram-se os Estudos de Caso, onde se reuniram e escrutinaram registos de Ana Hatherlv e Ernesto de Melo e Castro. Numa terceira fase, para se concretizar na pratica o projeto e, no mesmo sentido, se expor os resultados obtidos, materializou-se um objeto editorial. Reuniu-se um conjunto de provérbios portugueses, habitualmente ouvidos e não lidos/interpretados, com a capacidade expressiva que se considerou ser a ideal para a metamorfose em poemas experimentais. Neste segmento procedeu-se à escolha tipográfica, baseada em estudos focados na hierarquização tipográfica, no posicionamento do texto na página, na utilização do espaço em branco, no sentido de enaltecer indubitavelmente a palavra. Concluiu-se com a impressão e encadernação do objeto e posterior registo fotográfico. Os resultados demonstram que a tipografia pode atingir níveis infindáveis de multiplicidade visual. Esta opção pelos adágios portugueses, tão populares na nossa cultura, afirmou-se como primorosa para a conversão da imaginação pretendida com a exploração gráfica. E factual com esta investigação concluir, que a Poesia Experimental e a tipografia podem constituir uma presença bem mais ativa na pratica do Design Gráfico. Por outro lado, com a seleção dos provérbios apresentados, verifica-se uma capacidade para que estes se tornem grandes promotores da nossa cultura, dentro e fora de portas.