Browsing by Author "Silva, Juliana Filipa Bastos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Integração do planeamento do projeto no planeamento da produção em contexto industrialPublication . Silva, Juliana Filipa Bastos; Ávila, Paulo António da SilvaA gestão de projetos é a aplicação de processos, métodos, habilidades, conhecimento e experiência para atingir um objetivo específico geralmente com um planeamento do mesmo, sendo este estimado em tempo no seu começo, para definir todas as tarefas e as durações das mesmas, para que no final se consiga estimar uma data de entrega que definirá o cronograma do projeto. Um projeto pode ser um sistema, um conjunto de produtos ou uma atividade. Numa empresa em que um projeto é considerado uma venda de um produto, a gestão de projetos trabalha com o planeamento da produção. Em contexto industrial, o planeamento da produção tem de estar paralelo ao processo do planeamento do projeto, de forma a se conseguir sincronizar o processo de manufatura e assemblagem para atingir as datas definidas inicialmente e não impactar negativamente em custo, tempos, etc. e no projeto e na forma como o mesmo estava planeado. Na Efacec Power Solutions, SGPS, S.A. existe um crescente número de falhas nas entregas dos projetos devido aos planeamentos se encontrarem desalinhados, neste caso, o planeamento do projeto e o planeamento industrial. Os níveis de entrega encontravam-se em níveis insuficientes relativamente aos objetivos propostos internamente de 80%. O desafio desta dissertação foi o de levantar as causas da falta de alinhamento entre os planeamentos mencionados, implementar e potenciar uma ferramenta desenvolvida para viabilizar a avaliação dos milestones definidos para o correto desenvolvimento do projeto, assim como efetuar a gestão da mudança para introduzir esta ferramenta às equipas envolvidas nos projetos. Os resultados materializaram-se numa melhoria de cerca de 26,4% na entrega, melhorando a cooperação e comunicação entre as equipas de projeto e aumentando a satisfação do cliente.