Browsing by Author "Silva, Joana Cristina Pinto da"
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- A opinião dos educadores de infância quanto à importância das alterações da linguagem no desenvolvimento e nas oportunidades de interação no jardim-de-infância.Publication . Silva, Joana Cristina Pinto da; Sanches-Ferreira, ManuelaObjetivo: A deteção precoce das alterações linguísticas na infância permite a tomada de decisões que poderá evitar o agravamento de uma dificuldade ligeira em algo mais severo. O educador pode intervir nas dificuldades da linguagem, através do uso e do incentivo da linguagem por meio da facilitação de interações com pessoas e objetos significativos para a criança (Sim-Sim, Silva & Nunes, 2008). É desta premissa que surge este trabalho de investigação que procura analisar a opinião dos educadores de infância quanto à relevância das alterações linguísticas no desenvolvimento da criança e nas oportunidades de interação no contexto de jardim-de-infância. Método: A análise da perspetiva dos educadores compreendeu uma pesquisa por inquérito, recorrendo a um questionário de vinhetas com as alterações da linguagem e da fala mais prevalentes na infância, este procuraria a obtenção de indícios concernentes à importância das alterações linguísticas no desenvolvimento e na participação nas atividades em contexto de jardim-de-infância. Recorrendo à amostragem de conveniência, foram inquiridos 72 educadores de infância (do ensino público, privado e de instituições particulares de solidariedade social (IPSS)) a exercer funções em todo o território nacional. Resultados/Discussão: As alterações da fluência (vinheta 3) e o atraso do desenvolvimento da linguagem (vinheta 4) parecem interferir ou influenciar mais a capacidade de interação e socialização da criança no ambiente escolar segundo a opinião dos educadores de infância pesquisados. Aferimos que para que haja um correto desenvolvimento das competências linguísticas e sociais é fulcral que exista um ambiente facilitador além do respeito pela individualidade de cada ser humano e um trabalho contíguo e sincronizado entre pais, professores e técnicos tendo em vista o supremo interesse pela evolução e desenvolvimento (cognitivo, académico, linguístico, afetivo e social) de cada criança.