Browsing by Author "Silva, Diana Mafalda Neves da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Publication . Silva, Diana Mafalda Neves da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves; Veloso, Ana Luísa SetasRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O relatório de estágio de qualificação profissional foi produzido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, componente fundamental do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular tem como intenção formativa promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. A elaboração do presente relatório vai ao encontro dos objetivos delineados para esta unidade curricular e visa dar a conhecer, através de uma perspetiva sustentada teórica e reflexivamente, as experiências vivenciadas com um grupo de crianças da sala A do jardim-de-infância da Rua de Angola. É fundamental que os profissionais de educação possuam um quadro referencial teórico bastante alargado de modo a que a sua prática pedagógica seja adequadamente sustentada. Será este quadro teórico que possibilitará o profissional utilizar a investigação-ação como metodologia para desenvolver e aprimorar as suas práticas de forma a promover um desenvolvimento integrado e integral das crianças. Este melhoramento evidenciar-se-á em todas as fases do processo educativo sendo elas a observação, planificação, ação, avaliação comunicação e articulação levando, deste modo, a uma melhor adequação da sua ação aos interesses e necessidades evidenciadas nas crianças. Deste modo, no decorrer do estágio foram observadas e avaliadas a necessidades e interesses das crianças para que fossem planificadas atividades, que após serem realizadas com o grupo de crianças eram alvo de reflexão e avaliação. A base de todo o processo de investigação ação é a reflexão que acontece, constantemente, antes, durante e após a ação, sempre sustentada e auxiliada pelos pressupostos teóricos permitindo o desenvolvimento de competências fundamentais enquanto futuros profissionais de educação.