Browsing by Author "Silva, Arminda Cristina Carneiro da"
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- A divulgação de capital intelectual através de páginas de internet - um estudo aplicado a instituições de ensino superiorPublication . Silva, Arminda Cristina Carneiro da; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraNa atual era do conhecimento, o valor criado pelas organizações resulta, em grande parte, do seu Capital Intelectual (CI). O mesmo acontece com as Instituições de Ensino Superior (IES), as quais têm sido pressionadas, por parte de diferentes stakeholders, a divulgar informação mais flexível, transparente, competitiva e comparável. Este estudo tem como objetivos determinar o nível global de CI divulgado pelas IES pertencentes ao top 100 do “Ranking de Shangai”, bem como determinar os índices de divulgação de CI nessas organizações, tanto em termos de frequência da divulgação como da qualidade da mesma. Pretende-se, adicionalmente, inferir se existe alguma correlação entre a posição, em termos de ranking, das IES e os seus índices de divulgação. Nesse sentido, adota-se uma metodologia exploratória qualitativa, sendo efetuada uma análise de conteúdo das páginas de internet das IES pertencentes à nossa amostra, conjuntamente com uma análise estatística dos dados em causa. Os resultados sugerem que as IES apresentam um maior foco na divulgação de Capital Estrutural (CE), seguido do Capital Relacional (CR) e por fim do Capital Humano (CH), aplicando-se exatamente a mesma sequência para a qualidade da divulgação. Relativamente à relação entre a posição no ranking e a frequência e qualidade de divulgação, os resultados sugerem a existência de uma correlação positiva e significativa entre estas. Desta forma, este estudo contribui para uma melhor compreensão acerca da prática de divulgação de CI por parte das IES através das suas páginas de internet, nomeadamente, a prioridade que em termos globais é dada à divulgação de conteúdos relacionados com cada dimensão. No entanto, este estudo não está isento de limitações: a quase inexistência de estudos, debruçados especificamente na divulgação de CI, através da análise de páginas de internet foi uma das principais limitações encontradas. Uma futura investigação poderá passar, entre outras opções, pela comparação da divulgação de CI entre IES privadas e públicas ou entre IES americanas e europeias.