Browsing by Author "Silva, Ana Marlene Santos"
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- Perceção do Impacto do Hoshin Kannri na norma ISO 9001:2015Publication . Silva, Ana Marlene Santos; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA globalização intensificou a competitividade e exigência do mercado, tornando a qualidade num importante foco para as empresas líderes nos setores onde atuam. Para que as empresas garantam a sua continuidade e evolução, é crucial que adotem uma estratégia competitiva, de longo e de curto prazo, capaz de incluir todos os níveis da organização, desde o nível de topo até ao nível mais operacional. Um método estratégico, originário do Japão, que emergiu da necessidade de aumentar o controlo de qualidade é o Hoshin Kanri. Atualmente este método é implementado nas organizações com objetivo de alinhar a estratégia da organização a todos os níveis hierárquicos, desde a gestão de topo a níveis operacionais, levando todos a agir na mesma direção. Mas será este o único propósito do Hoshin Kanri? O presente trabalho pretende responder a esta questão, apurando principalmente o impacto que a metodologia Hoshin Kanri tem ao nível dos Sistemas de Gestão de Qualidade e consequentemente na ISO 9001:2015, ao nível da filosofia Lean e ainda apurar a ligação deste método com a Melhoria Continua numa organização. As conclusões deste estudo são consideradas satisfatórias e são sustentadas pela opinião de colaboradores que acompanharam de perto a implementação do Hoshin Kanri numa organização e ainda, pela opinião de consultores experientes do Instituto Kaizen. Segundo estes, o Hoshin Kanri é muito mais do que um método de alinhamento da estratégia, é também um método com um impacto positivo nos Sistemas de Gestão de Qualidade e consequentemente na ISO 9001:2015, tem influência na eficácia do desempenho Lean e ainda acreditam que existe uma ligação deste método com a Melhoria Continua. O sucesso deste método estratégico é inegável, sendo adotado no Japão pela maior parte das empresas internacionais e por algumas grandes empresas ocidentais, nomeadamente Hewlett-Packard, Procter & Gamble, AT&T, Xerox Corporation, IBM, Florida Power & Light e Texas Instruments.