Browsing by Author "Silva, Ana Isabel Ramalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A motivação como alavanca para a excelência do serviçoPublication . Silva, Ana Isabel Ramalho; Oliveira, MónicaNos últimos anos, assistimos a uma mudança de mentalidades na forma como as organizações são geridas. Efetivamente, não basta possuir solidez financeira, avançada tecnologia e uma posição competitiva para assegurar o sucesso das empresas. Cada vez mais, percebemos que os recursos humanos de uma organização são a chave para o sucesso. Neste sentido, a gestão de recursos humanos assume uma posição essencial que permitirá atingir níveis de motivação e satisfação dos colaboradores fulcrais para o desempenho da organização. No setor hoteleiro, ainda observamos organizações com pouco foco na gestão de recursos humanos. No entanto, é dos setores onde esta gestão torna-se vital. A satisfação e motivação dos colaboradores reflete-se diretamente na satisfação do cliente, comprometendo o futuro da unidade hoteleira. Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a motivação do colaborador e o seu desempenho, segundo a sua perspetiva. Desta forma, o instrumento utilizado foi o questionário, dirigido a todos os colaboradores do hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. A análise de dados foi realizada através de uma análise estatística, com recursos ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados obtidos não permitiram observar nenhuma relação direta entre a motivação dos colaboradores e o desempenho, segundo a sua perspetiva.