Browsing by Author "Silva, Alexandre Diuana de Menezes"
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- A gestão burocrático-humanista da avaliação do aluno na rede pública do governo do Estado do Rio de JaneiroPublication . Silva, Alexandre Diuana de Menezes; Diogo, Vera Lúcia Alves PereiraO campo pedagógico brasileiro ao longo do século passado construiu concepções que destacavam a importância da afetividade e horizontalidade nas relações entre professor e aluno. Buscam ideias democratizantes para romper com o autoritarismo pedagógico da escola tradicional. No Sistema de Educação do Estado do Rio de Janeiro nota-se a enorme preocupação com os resultados obtidos nos exames externos padronizados, metas e índices: a denominada, pelo sistema de educação, gestão de resultado. Nota-se também uma enorme preocupação com a afetividade na relação professor/aluno na prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida parte da preocupação sobre questões relacionadas às ações sociais de conflito e cooperação da gestão do Governo do Estado do Rio de Janeiro para uma compreensão do poder nas relações sociais de gestores e professores nos processos decisórios a respeito da avaliação escolar que gerem, como efeito, possíveis conflitos e harmonizações que possam comprometer a qualidade do ensino. A pesquisa objetivou investigar as decisões planejadas e o planejamento das decisões da gestão SEEDUC/ RJ do governo do estado do Rio de Janeiro sobre a avaliação do aluno a partir de um primeiro eixo de análise sobre modelos de gestão, complementado por teorias da administração pública; e um segundo eixo sobre o campo pedagógico. Utilizou-se atos normativos sobre avaliação, comunicação sobre avaliação, caderno sobre modelo pedagógico todos da SEEDUC/RJ e caderno de planejamento estratégico da SUBPLO/RJ para análise de conteúdo da gestão do governo. Concluiu-se que é preciso uma investigação mais aprofundada para afirmar os indícios levantados que há um processo de violência simbólica pelo uso da pedagogia humanista sobre professores tradicionais pelo planejamento estratégico do Governo para se obter ganhos em outros campos.