Browsing by Author "Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos"
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- Perspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagemPublication . Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Pinheiro, José Alberto; Morais, AntónioEste ensaio foca-se na utilização da perspetiva e do close-up na produção de empatia entre o espetador e o personagem. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, os contextos e os objetivos de diversas técnicas de direção de fotografia na construção da voz do personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. O desenvolvimento teórico tem duas vertentes que se interligam: aprofundar o conceito de perspetiva, tendo como base os métodos usados no filme Les quatre cents coups (Truffaut, 1959), para revelar de que forma este elemento cinematográfico aproxima o adulto-espetador do universo da criança retratada; e analisar o efeito de “identificação emocional” que o close-up proporciona recorrendo à leitura de expressões faciais (Ekmann, 2003) no documentário Être et Avoir (Philibert, 2002). Este trabalho termina com a descrição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia do documentário Lar Doce Escola.
- A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-upPublication . Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José Alberto; Morais, AntónioNo âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, contextos e objetivos de diversas técnicas de realização/edição na construção da personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. Equacionados parâmetros como o cenário, a perspetiva, o ponto de vista visual e sonoro, entendeu-se a perspetiva como uma das formas mais produtivas de construir uma relação de afeto (Deleuze, 2007) entre o adulto-espectador e a criança-personagem, e uma voz para a personagem. Sendo o close-up um plano de intimidade e expressão, torna-se muito importante para a experiência afetiva do espectador, permitindo o acesso a micro expressões faciais (cf. Ekmann, 2003), mas também favorecendo a ‘identificação emocional’ entre espectador e personagem: “If we look at and understand each other’s faces and gestures, we not only understand, we also learn to feel each other’s emotions” (Balazs apud Plantinga, 1996, p.243).). O adulto que assiste através do ponto de vista da criança, dada a posição da câmara, desloca-se mentalmente até à sua própria infância (cf. Adult-child seer”, Martin-Jones, 2001) e a perceção do processo de aprendizagem, através do close-up sobre a criança, (cf. Être et Avoir, Philibert, 2003) torna-se um processo de decifração de informações subtis. Entende-se esta ‘identificação emocional’ como um meio possível (longe da intenção paternalista), de colocar o adulto no lugar da criança, sem, todavia, lhe retirar a consciência desse efeito. Enquanto exercício propedêutico capaz de estruturar futuras opções de realização, far-se-á a descrição e a análise do método de close-up, utilizado no documentário Être et Avoir, e da sua relevância na construção da relação afetiva entre o personagem e o espectador.