Browsing by Author "Santos, Mateus Gomes dos"
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- Consequências da Imagem Institucional do IFRO: um estudo empírico com os professoresPublication . Santos, Mateus Gomes dosObjetivo – Investigar e medir a imagem institucional do IFRO e eventuais relações consequentes daquela, sob a ótica dos professores da instituição. Metodologia – Investigação empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da assimilação de um modelo teórico, sustentado pela revisão literária, possível de analisar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados foi efetuada por questionário online, com obtenção de uma amostra válida de 258 inquiridos. As hipóteses operacionais foram objeto de teste através de modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Os resultados permitiram confirmar todas as hipóteses e respectivos níveis de associação das variáveis. A imagem percebida do IFRO pelos professores tem com consequências diretas e positivas sobre aspectos organizacionais educativos. A satisfação e identificação do professor com o IFRO variam positivamente, respetivamente, em 72% e 37%, devido à imagem; já a lealdade do professor é explicada em 98% pelo efeito simultâneo das demais variáveis. Foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente; existe validade divergente entre as escalas exceto entre a satisfação e a lealdade. Foram obtidos interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis do estudo. Limitações/implicações – Os resultados precisam ser analisados com precaução, face a uma amostra não probabilística. A pandemia originou dificuldades no processo de investigação, bem como os poucos trabalhos equivalentes no setor em análise no Brasil para efeitos de discussão comparativa. Em termos de implicações teóricas e práticas, a pesquisa permitiu confirmar a relevância da imagem institucional e a sua manifesta influência e relação com outras variáveis organizacionais no ambiente acadêmico, bem como sugere recomendações aos gestores em termos de estratégias de imagem institucional e marketing. Originalidade/valor – Esta pesquisa possibilita produzir algum conhecimento, sobretudo, através do modelo teórico aplicado, ao relacionar variaveis e dimensões, ainda não abordadas em investigações anteriores no Brasil, à data.