Browsing by Author "Santos, Maria dos Anjos Ferreira dos"
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- Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Maria dos Anjos Ferreira dos; Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo; Morgado, Celda Maria GonçalvesEste estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo averiguar se os alunos identificam as vogais do inglês /i:/ e /I/; /ε/ e /æ/; /u:/ e /ʊ/ e se distinguem as que não fazem parte do inventário fonológico do português; verificar se há transferência de características dos sons vocálicos da língua materna durante a operacionalização dos sons em inglês e se a transferência tende a diminuir com a realização de tarefas envolvendo a perceção e produção dos sons vocálicos em questão. O estudo empírico integrou a Prática de Ensino Supervisionada num estudo qualitativo de investigação-ação, com recurso à análise dos instrumentos de recolha de dados elaborados. Esses instrumentos incluíram tarefas de discriminação auditiva, de atividades de compreensão oral e escrita e de produção oral e escrita. Os resultados obtidos permitem afirmar que, para produzir as vogais /I/, /æ/e /ʊ/, os alunos precisam de as perceber, para que, posteriormente, as possam manipular corretamente. Também é possível afirmar que o ensino do sistema de sons em sala de aula, pelo professor, através de atividades de caráter mais lúdico - história, trava-línguas, músicas e jogos - é relevante para o desenvolvimento da consciência dos fonemas em língua estrangeira. Este trabalho de treino deve ser sistemático e consistente, implicando bastante tempo e conhecimentos linguísticos nas áreas da fonética e fonologia por parte do professor.