Browsing by Author "Santos, Guilherme dos"
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- Análise de desempenho dos protocolos de roteamento DSDV, AODV e OLSR, aplicados a uma rede de comunicação VANETPublication . Santos, Guilherme dos; Alves, Mário Jorge de Andrade FerreiraA quantidade de veículos terrestres tem aumentado consideravelmente a cada ano, este aumento tem feito outra estatística crescer gradualmente, que são as mortes por acidentes de trânsito. Além do acréscimo nos níveis de poluição. Contudo, o exponencial avanço tecnológico dos sistemas eletroeletrônicos tem proporcionado melhorias nos sistemas de trânsito ao nível de desempenho, segurança, conforto e economia. O surgimento dos chamados Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), que englobam um conjunto de aplicações envolvendo sensores, atuadores e controladores, tem como objetivo propiciar aos condutores, passageiros e ambiente, um maior nível de eficiência para o tráfego, mitigando e evitando a ocorrência de acidentes. As diretrizes fundamentais para melhorar a segurança do sistema de trânsito nos próximos anos são as funcionalidades que proporcionem evitar acidentes e proteger pedestres (crash avoidance e pedestrian protection), sendo que as tecnologias de comunicação que servirão como infraestrutura de comunicação entre aplicações, irão desempenhar um papel fundamental para habilitar aplicações como Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Road Infrastructure (V2R) e Vehicle-to-Pedestrian (V2P). Proporcionando ao condutor estar mais consciente do ambiente ao seu redor, permitindo-lhe reagir a tempo e adequadamente a situações inesperadas, tais como uma parada brusca, pouca visibilidade, objeto repentino, etc. Mas, além disto, os sistemas de comunicação veicular irão permitir englogar os veículos no conceito de Internet of Things, permitindo compartilhar e recolher informações dos veículos, estradas e seus arredores a fim de proporcionar uma infinidade de serviços de valor acrescentado a passageiros e condutores. Porém, estas redes de comunicação veicular (VANETs) ainda necessitam de avanços de forma a permitir tais aplicações. Uma vez que, as soluções de comunicação existentes não garantem suporte total das peculiaridades do ambiente veicular tais como mobilidade, escalabilidade, confiabilidade, qualidade de serviço, tempo de latência, etc. Em tal contexto, esse trabalho apresenta uma revisão do estado da arte para as tecnologias habilitadoras dessas comunicações, e também uma revisão por parte das ferramentas utilizadas nesses estudos, os simuladores. Trazendo por fim a avaliação por meio do simulador NS-3, dos protocolos de roteamento DSDV, AODV e OLSR, quando aplicados a redes de comunicação veicular. Onde foram analisados os parâmentros de taxa de entrega de pacotes (PDR), goodput, routing overhead e atraso de entrega, em diferentes condições de densidade da rede e velocidade de deslocamento dos Nós (veículos). Os resultados das simulações mostraram que tanto em condições de baixa densidade quanto em cenários com baixa velocidade de deslocamento, os protocolos DSDV e OLSR possuem um desempenho superior ao protocolo AODV. Porém com o aumento da quantidade de Nós e também em condições de aumento da velocidade os protocolos DSDV e AODV, são diretamente afetados e tem suas performances reduzidas. Sendo o protocolo OLSR o qual apresentou os melhores resultados, seja sob a influência do aumento densidade ou da velocidade, isto devido a sua boa característica de gerenciamento.