Browsing by Author "Santos, Ana Teresa Coelho"
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- Divulgação da responsabilidade social empresarial e a sua relação com a auditoriaPublication . Santos, Ana Teresa Coelho; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraCom a crescente preocupação por parte das organizações em partilhar, com os seus stakeholders, resultados de forma transparente, a divulgação de informação não financeira, nomeadamente através de relatórios de sustentabilidade, tornou-se crucial. Apesar de existirem múltiplos estudos focados na divulgação de RSE, estes debruçam-se mais na vertente ambiental do que na vertente social, principalmente no que diz respeito a economias emergentes. Assim, a presente dissertação pretende analisar a divulgação voluntária de informação social de 92 empresas cotadas na bolsa brasileira IBOVESPA a dezembro de 2020, desenvolvendo um índice de extensão e qualidade da divulgação de responsabilidade social, bem como desenvolver um índice de auditoria. Adicionalmente, pretende-se aferir se o facto de as empresas serem auditadas por uma empresa pertencente às designadas Big Four (B4), de se regerem pelas normas do Global Reporting Initiative (GRI) aquando da elaboração do relatório, ou se o número de elementos do conselho de administração (CA) e o tipo de indústria a que pertencem (IND) influenciam o índice de qualidade da divulgação. Para o efeito, os dados foram recolhidos através da técnica de análise de conteúdos, sendo posteriormente tratados quantitativamente. Os resultados sugerem que a extensão de divulgação é razoável, apesar da qualidade da divulgação poder ser considerada fraca e também que o nível de auditoria é razoável, apesar de ficar aquém do expectável. Sugerem, ainda, a existência de um efeito positivo e significativo das variáveis independentes B4, GRI, CA na qualidade da divulgação. Este estudo contribui teoricamente para o desenvolvimento da literatura focada na divulgação da dimensão social da RSE relativamente a uma das principais economias emergentes do mundo (Brasil). Contribuí ainda, para o aumento da notoriedade do tema juntos dos gestores bem como para aumentar a perceção acerca da importância de os relatórios serem auditados. Este estudo não está isento de limitações, tendo sido apenas estudado uma bolsa pertencente a um único país. Salienta-se também o facto de 21 empresas da amostra inicial não apresentarem nenhuma tipologia de relatório analisado. Uma futura investigação poderá passar, por estudar o efeito de outras variáveis na qualidade de divulgação, bem como estudar o mesmo efeito em diferentes países.