Browsing by Author "Rodrigues, Sandra"
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- Compilação da informação e fluxograma de aconselhamento para a tosse baseado em plantas medicinaisPublication . Rodrigues, Sandra; Oliveira, Ana Isabel; Ferraz Oliveira, Rita; Pinho, CláudiaO consumo de plantas aromáticas e medicinais (PAM) tem aumentado nas últimas décadas. A venda de produtos contendo PAM, como os suplementos alimentares, não necessita de prescrição, sendo possível adquiri-los em qualquer estabelecimento que possua condições para a venda de produtos alimentares. Se por um lado este fácil acesso é sinónimo de maior visibilidade dos produtos, por outro pode acarretar riscos.
- Estratégias para diminuição de revertências de medicamentos distribuídospor DIDDU no Serviço de Farmácia de um Hospital CentralPublication . Silva, Alda; Barroso, Francisca; Portos, Mariana; Rodrigues, Sandra; Maia, Carla; Moreira, Fernando; Santos, MarleneO sistema de distribuição em Dose Individual Diária em Dose Unitária(DIDDU) foi instituído em Portugal em 1991 com o intuito de reduzir os erros demedicação, os custos com medicamentos, e melhorar a intervenção dos profissionais desaúde e a qualidade do serviço prestado. Apesar dos benefícios da DIDDU, a elevada incidência de revertências de medicamentos distribuídos por DIDDU é uma problemática premente nos hospitais. Os objetivos deste trabalho consistem em identificar os principais motivos das revertências ao nível da distribuição de fármacos em DIDDU; analisar o seu impacto nos custos em saúde; e apresentar propostas que visem a sua diminuição. Este estudo consistiu numa revisão narrativa da literatura, através da pesquisa dos termos “revertências”, “erros de medicação”, “dose unitária”, “sistemas de distribuição”, “custos em saúde”, na Pubmed. Foram identificadas como variáveis os motivos das revertências,os processos, os recursos humanos disponíveis, assim como os sistemas de distribuição implementados e as potenciais estratégias para a redução das revertências. Verifica-se que grande parte das revertências se encontram não justificadas e, quando reportados, os principais motivos foram a omissão da administração, a alta do paciente e a recusa de toma. Já as quatro principais estratégias usadas na diminuição das revertências foram: o registo informático das revertências, a implementação de justificação dos fármacos devolvidos, a utilização de códigos de barras e a instituição de um método alternativo para distribuição de fármacos SOS. Tendo por base o salário de um Técnico Superior de Farmácia em Portugal, em 2022, constatou-se que o trabalho desperdiçado associado às revertências representa, num Hospital Central do Norte de Portugal, 3617€ anuais, correspondentes a 462 horas de trabalho por ano. A elevada incidência de revertências é influenciada por diversas variáveis e com um impacto muito significativo ao nível da produtividade e custos com profissionais de farmácia hospitalar. Não sendo possível eliminar as revertências, é importante limitá-las tanto quanto possível, às correspondentes a devoluções clinicamente justificáveis. Estudos futuros devem incidir na avaliação do impacto da implementação das diferentes estratégias para diminuição de revertências.
