Browsing by Author "Rodrigues, Filipa Alexandra Ferreira"
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- A empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade: o caso dos diplomados do Ensino SuperiorPublication . Rodrigues, Filipa Alexandra Ferreira; Martins, Dora Cristina MoreiraNa atualidade, são cada vez mais visíveis profissionais com deficiência em locais de trabalho, o que poderá ser revelador de uma evolução positiva neste domínio da inclusão profissional. No entanto, os comportamentos de desprezo, de discriminação ainda estão presentes e as oportunidades de carreira não são igualitárias. A revisão bibliográfica sobre este tema mostra ser cada vez mais frequente a implementação de políticas, práticas e estratégias que conduzem a uma melhor integração de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Todavia, ainda há muita coisa a fazer, tanto do lado das empresas, que traduzem este preconceito e as mentalidades convencionais, às barreiras arquitetónicas e à falta de cumprimento da legislação, como por parte dos profissionais, os quais evidenciam, ainda, uma atitude que, nem sempre, contribui para evitar situações de discriminação, podendo assim constituir uma barreira na manutenção do posto de trabalho ou um motivo de autoexclusão. A área de Recursos Humanos (RH) parece ter um papel crucial na inclusão destes profissionais e, por isso, tem sido incentivada a desenvolver práticas organizacionais neste âmbito, capazes de facilitar a integração e a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho. As políticas socias de apoio à inclusão têm ajudado à inserção deste grupo minoritário, mas não à sua verdadeira inclusão nas Organizações. Esta dissertação privilegia a metodologia exploratória de caráter qualitativo e utiliza a entrevista como técnica de recolha de informação. No total, foram realizadas 18 entrevistas. Os resultados mostram que ainda há muito a fazer por ambos os públicos, e é de realçar que as opiniões do (1) e (2) divergem quando se trata de alguns temas, nomeadamente, a discriminação, entre outros. Os resultados obtidos sugerem pistas de investigação futura e identificam alguns contributos relevantes para a teoria e para a prática da inclusão profissional de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.