Browsing by Author "Rodrigues, Fernando da Costa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Semana Aberta do Jazz´15: implementação de hábitos de audição de música jazz ao vivoPublication . Rodrigues, Fernando da Costa; Marques, José Telmo Rodrigues; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Peixinho, CatarinaO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação, acerca do estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Conservatório de Música de Coimbra na disciplina de Instrumento – Piano Jazz do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Pretendeu-se para além de coligir toda a informação relevante, procurar elaborar em simultâneo um texto reflexivo sobre o estágio, e toda o processo ensino-aprendizagem envolvido. O relatório encontra-se dividido em três grande capítulos. No primeiro, pode encontrar-se toda a informação acerca da instituição de ensino onde foi realizado o estágio, nomeadamente, a sua história, a sua caracterização, a comunidade educativa, a oferta educativa, o projeto educativo, a informação acerca do curso profissional e as atividades escolares e artísticas desenvolvidas. O segundo capítulo, diz respeito à prática educativa. Aqui, pode encontrar-se a caracterização dos alunos, os relatórios das aulas lecionadas e observadas, uma breve análise do percurso individual dos alunos e, por último, a reflexão acerca da prática educativa supervisionada. No terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção denominado de Semana Aberta do Jazz´15: Implementação de Hábitos de Audição de Música Jazz ao Vivo. Este projeto tinha como principal objetivo a implementação de hábitos de audição de música ao vivo, nomeadamente, Música Jazz, tendo como objectivo o reforço da motivação para a aprendizagem musical, principalmente, dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz. Os resultados obtidos revelaram que este tipo de iniciativas, para além, de se mostrarem fundamentais na motivação e no desenvolvimento musical dos alunos, são essenciais para fomentar o interesse na audição regular de música ao vivo. Destacou-se a assiduidade reduzida dos encarregados de educação nas atividades desenvolvidas pelos seus Educandos.
- Técnicas de rearmonização para piano jazzPublication . Rodrigues, Fernando da Costa; Coimbra, Daniela da Costa; Rábade, AbeA literatura sobre rearmonização é extensa e refere essencialmente os processos de substituição harmónica ou de harmonização das notas da melodia. No entanto, há uma variedade de outros processos a considerar na rearmonização da música jazz. O objectivo do presente estudo foi o de apresentar as principais técnicas utilizadas na rearmonização da música jazz e, mais concretamente, na explicação do processo da substituição harmónica e da harmonização de melodias para piano. Definiram-se assim, duas estratégias: (i) adquirir um conhecimento sistemático acerca das técnicas de rearmonização para piano e (ii) aplicar estes processos ao projecto artístico de rearmonização de temas. A substituição tritónica emergiu como uma das técnicas mais utilizadas, tanto na rearmonização, como na própria performance. A rearmonização através de funções tonais assumiu um papel fundamental quando se pretendeu um contexto harmónico totalmente diferente do contexto original. Em relação à aplicação das técnicas de rearmonização para piano, a rearmonização paralela e a substituição harmónica assumiram principal destaque. Espera-se que o conhecimento aprofundado e posterior aplicação destes processos, permita aumentar os recursos estilísticos e criativos no arranjo musical, na composição e, posteriormente, na performance.