Browsing by Author "Rocha, Liliana Galileu da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Liliana Galileu da RochaPublication . Rocha, Liliana Galileu da; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório reflete o percurso formativo desenvolvido em contexto de prática pedagógica nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática pedagógica foram utilizadas etapas dinâmicas, cíclicas e essenciais da Metodologia de Investigação-Ação, nomeadamente a observação, a planificação, a ação e a reflexão, contribuindo para uma prática reflexiva e investigativa. Estas permitiram a transformação da prática educativa assim como o ajuste a uma realidade promotora de uma escola inclusiva e a construção da profissionalidade docente num perfil duplo. Assim, foi possível fundamentar e adequar as práticas e as estratégias utilizadas nas duas valências, indo ao encontro das dificuldades, das necessidades e dos interesses manifestados pelas crianças e pelos alunos. As ações pedagógicas desenvolvidas focaram-se no desenvolvimento holístico das crianças, através de metodologias ativas e de um paradigma socioconstrutivista, onde a criança permaneceu no centro da construção da sua aprendizagem e a mestranda assumiu um papel de orientação no ambiente de aprendizagem. No processo de formação foi valorizada a construção colaborativa de saberes sociais e pedagógicos intrínsecas à profissão docente, numa estreita articulação entre os referenciais teóricos e os saberes emergentes à ação, possibilitando um percurso de aprendizagem enriquecedor e gratificante. Assim, este relatório tem o intuito de evidenciar, de forma descritiva, crítica e reflexiva, as experiências e os desafios vivenciados no dia a dia dos contextos educativos, que contribuíram para a transformação pessoal e profissional da mestranda.