Browsing by Author "Rocha, Joana Catarina da Cruz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ler hoje para preparar o amanhãPublication . Rocha, Joana Catarina da Cruz; Costa, José António; Morgado, CeldaO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal do Ensino Básico do 2.º CEB. Este documento é um resumo do percurso reflexivo realizado pela mestranda ao longo da PES que teve em conta as quatro fases da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração do Relatório de Estágio estiveram presentes diversos pressupostos teóricos e legais, assim como foram mobilizados vários saberes que a mestranda adquiriu ao longo dos últimos cinco anos do seu percurso formativo. No decurso da prática pedagógica, a mestranda implementou estratégias diversificadas e utilizou vários recursos nos dois níveis de ensino, 1.º CEB e o 2.º CEB, o que potenciou novas aprendizagens e elevou os seus saberes científicos, técnicos e tecnológicos. Destaca-se o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão que a mestranda considera que foram essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. A mestranda realizou ainda o esboço de um projeto de investigação que, mesmo não tendo sido aplicado, permitiu que a mesma aprofundasse o seu conhecimento científico e pedagógico . O estudo procurou compreender o impacto das estratégias de fluência em leitura, expondo as crianças a tarefas de leitura diversificadas e a momentos de compreensão da leitura que aumentassem e melhorassem os processos de descodificação, compreensão e fluência leitora, através da implementação do programa “Ouvintes Sortudos”, um programa de promoção da fluência em leitura, proposto por Borges e Viana (2020) em conjugação com propostas de Inês Sim-Sim (2007) na brochura do Programa Nacional do Ensino do Português intitulada O ensino da Leitura: a Compreensão de Textos.