Browsing by Author "Ribeiro, Sofia Peixoto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Ribeiro, Sofia Peixoto; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio espelha o processo de formação inicial da mestranda, refletindo sobre o desenvolvimento e aprendizagem decorrentes da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento da profissionalidade docente possibilitou a obtenção de experiências e competências com vista à construção de um perfil duplo, edificado num processo socio construtivista, sustentado na colaboração e reflexão. Ao longo da prática educativa construíram-se saberes científicos, didáticos, educativos e investigativos, promotores de ações sustentadas, pelo que este documento integra um enquadramento teórico e legal relevante, bem como o ciclo de investigação-ação. Assim, viabilizaram-se aprendizagens enriquecedoras e intencionais, inseridas no contexto autêntico das crianças, potencializando a construção ativa do conhecimento, numa perspetiva holística e contínua da educação. As práticas construtivistas, perspetivando o papel central da criança no seu processo educativo, atenderam aos seus interesses, e necessidades, desenvolvendo múltiplas competências no âmbito do conhecimento, da compreensão, da criatividade e sentido crítico. De relevar que a construção de competências profissionais, ao longo da prática educativa, inerentes ao docente de perfil duplo, permitiu uma sensibilização relativa às especificidades de cada vertente e, ainda, sobre a continuidade entre níveis educativos. Os processos reflexivos e colaborativos de profissionalização docente constituíram uma importância ímpar na consciencialização do que é ser educador e professor na atualidade e da necessidade de formação ao longo da vida. Pelo que este mestrado, de formação exigente, contribuiu para o conhecimento de matérias na área da docência e nas didáticas específicas.