Browsing by Author "Ribeiro, Ricardo Jorge Costa"
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- Otimização de Sistemas de Lubrificação de cabosPublication . Ribeiro, Ricardo Jorge Costa; Silva, Francisco José Gomes daEm Portugal, a produção de componentes para a indústria automóvel é uma atividade com um crescente valor das exportações e do número de postos de trabalho. Este setor da indústria tem sabido apostar na inovação, na formação e na qualidade, permitindo atrair investimento estrangeiro e criar empresas líderes mundiais em algumas das suas componentes mais tecnológicas. Contudo, inúmeras vezes surgem problemas associados ao fabrico dos mais diversos componentes que têm de ser ultrapassados, para garantir a qualidade dos mesmos e satisfazer os clientes. Este trabalho foi realizado na FicoCables, do grupo FICOSA, tendo em vista ultrapassar diversos problemas dos sistemas envolvidos na injeção de massa lubrificante em cabos de comando, utilizados para o acionamento de diversos dispositivos em veículos automóveis como, por exemplo, do tampão de combustível, do travão de mão, da tampa da mala, da elevação e descida de janelas, entre outros. A empresa possui 38 linhas de injeção de massa lubrificante e o custo anual deste produto é de aproximadamente 50000 €. Um dos problemas reside na quantidade de massa lubrificante desperdiçada que é de aproximadamente 20% da quantidade adquirida. Além disso, por vezes, o sistema existente injeta massa lubrificante com ar o que prejudica a lubrificação do cabo, compromete a sua funcionalidade e provoca reclamações dos clientes. Existem também problemas de produtividade. De facto, o reservatório existente numa determinada linha de injeção, com capacidade de 1,5 litros, tem de ser regularmente abastecido com massa lubrificante. Contudo, durante este abastecimento, que pode ser pode ser demorado, a linha de injeção não está a trabalhar provocando os referidos problemas. Neste trabalho foi desenvolvida uma solução para estes problemas que consistiu no projeto de sistemas versáteis e de melhor qualidade para o processo de injeção, enchimento e armazenamento da massa lubrificante, que permitisse diminuir o seu desperdício e detetasse possíveis erros de lubrificação. A solução proposta permite separar o sistema de enchimento dos reservatórios do sistema de injeção da massa lubrificante nas linhas de injeção, o que evita o transporte dos baldes de massa lubrificante através da empresa e aumenta a produtividade. De salientar que a empresa aprovou o projeto desenvolvido tendo proporcionado o fabrico de um protótipo para o reservatório e a realização de ensaios para verificar a sua funcionalidade.