Browsing by Author "Ribeiro, Ricardo Baldaia Pinto"
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- Gestão do Risco em Empreitadas de Construção de Estações Subterrâneas da Linha do MetroPublication . Ribeiro, Ricardo Baldaia Pinto; Faria, José Carlos Castro Pinto deA importância da gestão do risco no contexto de Engenharia Civil tem ganho maior reconhecimento nas últimas décadas. O risco pode definir-se como uma incerteza de uma condição ou evento que, caso ocorra, provoca um efeito negativo ou positivo, podendo provocar um efeito negativo ou positivo num ponto de um projeto. Estes efeitos podem resultam em, caso efeito positivo, em oportunidades e, caso efeito negativo, em ameaças. As ameaças têm o potencial de abranger consequências na vida humana, no ambiente e nos aspetos relacionados com custos e prazos de produção num empreendimento. Por outro lado, as oportunidades representam eventos que podem contribuir positivamente para o sucesso de um projeto. Neste sentido, com o propósito de promover uma maior eficiência e eficácia organizacional, a gestão do risco deve promover a maximização das oportunidades e a minimização das ameaças. A gestão do risco de uma empreitada considera-se uma abordagem sistemática para a atuação do risco, alinhado aos seus objetivos. Nesta gestão, estabelece-se o âmbito, identificam-se os contextos internos e externos, alinham-se os critérios de risco e aprecia-se o risco – identificar, analisar e avaliar, assumem-se decisões e, por último, monitoriza-se e revê-se os resultados. Nesta dissertação, é efetuada uma abordagem detalhada à gestão de risco em empreitadas, com foco nos modelos preeminentes utilizados. Dentre estes modelos, inclui-se a Norma ISO 31000:2018, que também engloba a ISO 31010:2016. Esta análise é sustentada pelas diretrizes fornecidas nas “Guidelines for Tunneling Risk Management” da ITA, bem como pelo “Anexo X - Especificação Técnica - Requisitos do Plano de Gestão de Risco”, que constitui parte integrante do caderno de encargos da Empreitada que serviu como base para esta dissertação." Face ao exposto, o foco deste estudo recai sobre a aplicação destes modelos de gestão do risco sobre diversos casos de estudo da Empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto, especificamente na Estação da Liberdade/São Bento.