Browsing by Author "Ribeiro, Marcelo Loures"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Eficiência da aprendizagem à distância com simuladoresPublication . Ribeiro, Marcelo Loures; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraO uso crescente de tecnologias de informações nas escolas para ensinos presenciais e a distância é uma realidade hoje em dia. Assim, este trabalho visou conduzir estudos sobre o efeito na aprendizagem ao utilizar-se estas novas formas de compartilhar conhecimento. Mais especificamente, buscou-se investigar a existência de diferenças relevantes na eficácia do ensino/aprendizagem à distância com simuladores e objetos de aprendizagem em relação ao sistema presencial, buscou-se, ainda, investigar se a maturidade dos alunos influenciaria nesta experiência para os alunos do ensino médio e superior do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Para tal, adotou-se a investigação quase-experimental com a condução de aulas presenciais para metade da turma e aulas a distância para a outra metade com o mesmo conteúdo programático. Para o grupo experimental com ensino a distância, como única diferença, aplicou-se tecnologia de informação e comunicação com programas simuladores. O corpus de pesquisa foi coletado, analisado e comparado, avaliando a discrepância do ensino e da aprendizagem nos dois grupos estudados. Refletiu-se, também, sobre os ganhos no desempenho dos alunos e as dificuldades apresentadas nas duas modalidades. A evolução na aprendizagem de todos os alunos foi confirmada pelo cálculo dos ganhos brutos, relativos e a submissão estatística de toda amostragem que demonstrou que a maturidade dos alunos de faixas etárias diferentes não influencia no ensino/aprendizagem. Ainda, observou-se o desempenho do grupo presencial com vantagens em relação ao grupo de ensino remoto. Fato constatado e analisado na experiência como uma deficiência que deveria ter sido mais trabalhada nas instruções para maior familiarização dos alunos com as ferramentas de comunicações, do software de simulação e, também, na abordagem pedagógica da aula a distância. Apesar disto, a formulação da aula experimental de forma inédita e atraente estimulou o interesse e curiosidade dos alunos.
