Browsing by Author "Ribeiro, Diana João da Cunha"
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- Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanentePublication . Ribeiro, Diana João da Cunha; Costa, José António Ribeiro daO presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.
