Browsing by Author "Reis, Sara Cristina Morais dos"
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- Oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e participação na comunidade de adultos apoiados nos CACIPublication . Reis, Sara Cristina Morais dos; Maia, Mónica SilveiraAs oportunidades de aprendizagem ao longo da vida (ALV) para as pessoas com deficiência e incapacidade são parte integrante do direito à educação, ao envolvimento comunitário e à cidadania ativa. Enquanto resposta social de base comunitária, a atuação do CACI passa por encarar as oportunidades para a ALV como forma de mediar o percurso para a inclusão, possibilitando maior acesso aos recursos e atividades da comunidade. Apesar de constar na agenda política, este objetivo de ação tem sido pouco analisado, sobretudo quanto ao teor das oportunidades promovidas e de como se alinham com o desígnio de participação na comunidade. O presente estudo pretende descrever a vida e participação na comunidade de adultos apoiados em quatro CACI da zona Norte de Portugal, bem como, analisar as oportunidades de ALV promovidas por um destes serviços. Em particular, explorámos: (i) a frequência e o envolvimento na comunidade através de uma pesquisa por inquérito a 105 pessoas apoiadas em CACI – com a aplicação de uma versão modificada do Index do Envolvimento na Comunidade (Raynes & Sumpton, 1989, modificada por Bigby, Bould & Beadle-Brown, 2015) – e (ii) os temas, objetivos/conteúdos e estratégias constantes em sessões pedagógicas desenvolvidas num CACI por meio de uma análise documental. Para o primeiro objetivo, o estudo implicou a tradução e adaptação para Portugal da versão modificada do Index. Para o segundo objetivo utilizou-se a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) como esquema de categorização dos conteúdos constantes no planeamento das sessões pedagógicas. Os resultados obtidos reforçam que a vida e participação na comunidade destes adultos é pobre quer na frequência, quer na conectividade com a comunidade. Da análise das sessões pedagógicas realça-se o enfoque em competências relacionadas com as manualidades e com o escrever, notando-se ainda parco investimento noutras áreas importantes para a participação comunitária como são a gestão financeira e a manutenção de relacionamentos. Destaca-se ainda a necessidade das atividades apostarem no empoderamento e competências de escolha e decisão, desenvolvendo competências de auto-advocacia e a capacidade para definir objetivos pessoais e planos de ação.