Browsing by Author "Reis, Nuno Filipe Cubal dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uso das redes sociais na promoção de produtos audiovisuais: o caso dos filmes e séries de televisãoPublication . Reis, Nuno Filipe Cubal dos; Santos, José de FreitasAs pessoas antes estavam ligadas à Internet, agora estão ligadas umas às outras em sites de redes sociais. Enquanto isso, os modelos tradicionais de comunicação começam a esgotar-se. As plataformas digitais impõem-se como o meio mais global de comunicação, onde todas as empresas lutam por visibilidade aos olhos dos potenciais clientes, gerando conteúdos em vários formatos e com diferentes mensagens. Este estudo de caso debruçou-se sobre a cultura do audiovisual e na utilização das redes sociais para promoção de séries televisivas e filmes, chegando estes a quantidades antes inimagináveis de espectadores e faturando centenas ou milhares de milhões de dólares. Existem alguns estudos prévios sobre e-Word-of-Mouth e sobre a previsibilidade de resultados de bilheteira, mas muito pouca informação sobre a real presença dos filmes nas redes sociais. Os resultados do estudo mostram que entre os filmes internacionais a presença online com um website, com uma página Facebook e uma conta no Twitter é praticamente total, estando o Instagram a ter um crescimento interessante nos últimos três anos. Em Portugal apenas o Facebook é importante, sendo os websites e o Twitter mais raros. Nas entrevistas feitas a gestores de redes sociais de filmes confirmou-se a importância do planeamento, do envolvimento dos seguidores, da publicação de conteúdos vídeo, de começar muito cedo e prolongar ao máximo a exposição do título ao público potencial. Pela amostra inquirida, o momento de adesão às páginas de filmes é anterior à estreia, mas com produtos televisivos é próximo ou posterior à estreia, havendo por isso margem para melhorar.
