Browsing by Author "Reis, Ana Suzete Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do PortoPublication . Reis, Ana Suzete Pires; Terra, Ana Lúcia; Santos, José de FreitasTendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.