Browsing by Author "Rangel, Catarina Ventura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Rangel, Catarina Ventura; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este corresponde à descrição e reflexão sobre o trabalho desenvolvido num contexto de jardim de infância, com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade. Este relatório procura demonstrar o desenvolvimento de competências profissionais e surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada. Tendo como principal objetivo desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes, o que resultou na construção de um quadro teórico em que se procura aprofundar saberes ao nível dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e a importância das metodologias e estratégias utilizadas. Foi sustentado na metodologia de investigação-ação que se utilizaram diversas técnicas e instrumentos para recolher os constrangimentos que surgiam das práticas no contexto, para que através das reflexões e da investigação de pressupostos teóricos se conseguisse atingir os objetivos propostos. Para além disso, procurou-se promover experiências de aprendizagem integrando todas as áreas e domínios evidenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em suma, pretende-se demonstrar as transformações que ocorreram no contexto educativo nas crianças, na partilha com a orientadora cooperante e assistente operacional e nas transformações que ocorreram na mestranda, uma vez que desenvolveu competências fundamentais para se tornar uma profissional de educação consciente e competente.