Browsing by Author "Ramalho, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do efeito anti-inflamatório do antidepressivo fluvoxamina – revisão sistemáticaPublication . Ramalho, Ana; Cruz, Agostinho; Santos, MarleneA fluvoxamina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina utilizado principalmente no tratamento da depressão e ansiedade. Evidências da literatura apontaram para que o tratamento com fluvoxamina em doentes infetados com SARS-CoV-2, melhore os sintomas da COVID-19. Assim, torna-se relevante explorar o mecanismo anti-inflamatório da fluvoxamina. O objetivo deste trabalho centrou-se em rever as evidências científicas de estudos in vitro e in vivo, centrados na compreensão do efeito anti-inflamatório da fluvoxamina. Este trabalho consistiu numa revisão sistemática conduzida na base de dados Pubmed, e incluiu estudos que avaliassem o efeito ou moléculas inflamatórias, e que abordassem a fluvoxamina. As evidências sugerem que a fluvoxamina reduz significativamente a produção das interleucinas IL-6, IL-1, NO, IFN-γ, COX-2, TNF-α e o cortisol, e aumenta a produção de IL-4, IL-10, TGF-β e melatonina. Foi ainda verificado que fluvoxamina é um agonista do recetor sigma-1, através do qual controla a inflamação. Em conclusão, os dados sugerem que a fluvoxamina é dotada de propriedades anti-inflamatórias por múltiplos mecanismos de ação. Será importante realizar-se estudos adicionais que explorem a atividade anti-inflamatória da fluvoxamina, avaliando mediadores inflamatórios, designadamente, a COX-2, LOX e TNF-α.
- “I Read”: reading and writing skills promotion softwarePublication . Sucena, Ana; Marques, Cátia; Silva, Ana Filipa; Ramalho, Ana; Machado, Ana Rita; Santos, Ana Raquel; Santos, Cláudia; Garrido, Cristina; Freitas, Helena; Santos, Inês; Rangel, Isabel; Mata, Maria José; Sucena, AnaPersistent difficulties in reading and writing learning are a risk factor for motivation in school and for children's schools learning. In this way, ludic instruments have been developed to face these difficulties. "I read" is a software that seeks through a systematic training and with different games, to develop and train reading and writing skills in a playful and complementary way. It should be used with children who are at the beginning of their school journey and who show difficulties in reading and / or writing or who have special educational needs. This article presents the goals and the structure of this software, as well as results of its use by 244 children between 5 and 7 years old. The results indicate that 58.2% completed the stage dedicated to the study of simple consonants (alphabetical decoding), 41.8% were able to reach the last stage of the game, dedicated to the study of the combined consonants (orthographic decoding), of these 15.2% finished the game. It is concluded that early qualified, continuous and systematic training seems to have an effect on reducing the difficulties of reading and writing.