Browsing by Author "Pona, Susana Marisa dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Susana Marisa dos Santos PonaPublication . Pona, Susana Marisa dos Santos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Mota, CândidaO presente relatório, enquadrado na Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, constitui a etapa final do percurso de formação inicial de docente, conforme Decreto-Lei 79/2014, dotado de 14 de maio. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram o percurso realizado no decorrer da Prática Educativa Supervisionada nos contextos da Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, e a capacidade de os mobilizar na prática educativa no sentido da construção de construtos profissionais docentes. Estes conceitos mais abstratos de representações da profissão, construídos na PES, revelam significados e interpretações inerentes ao perfil docente desenhados. Neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação suportou todo o desenvolvimento pessoal, profissional e social num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão que favoreceu a transformação da prática educativa e a participação dos agentes implicados no processo que modificaram a realidade produzindo conhecimento. Esta participação ocorreu em díade de formação e em colaboração com as professoras cooperantes e supervisoras institucionais. De relevar, ainda, a Metodologia de Trabalho de Projeto pela transversalidade nos dois níveis educativos e enfoque no papel ativo da criança em todas as suas etapas. Acresce, ainda, que o professor/educador tem de ter capacidade de entrega, profissionalismo, competências voltadas para o saber, saber-ser, saber-estar, saber-fazer, dotado de uma base ideológica capaz de amparar a sua práxis pedagógica e de potencializar, continuamente, a construção da sua identidade profissional.