Browsing by Author "Pinto, Vitor Miguel Barros"
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- Influência dos agentes inteligentes no processo de conversãoPublication . Pinto, Vitor Miguel Barros; Magalhães, JoséO estudo da presente dissertação tem como foco a influência dos Agentes Inteligentes no processo de conversão, nomeadamente, em processos de compras efetuadas de forma eletrónica no conceito de negócio para Cliente final e de empresa para empresa. A presente investigação tem como principal foco perceber se os Agentes Inteligentes utilizados em diversas situações (e outros que possam surgir) têm real impacto nos processos de venda. Tendo como base o tópico em questão a investigação foi iniciada com a explicação e definição do tema “Agente Inteligente” de uma forma geral, sendo segmentado depois a informação do estudo para os AI aplicados ao marketing. De seguida foi elaborada abordagem ao processo de conversão, incluído no funil de vendas das entidades (tratando-se do último passo deste funil) tendo sido efetuada comparação com o processo de jornada do consumidor, que, parecido com o funil de vendas, tem no processo de conversão uma das fases finais, não sendo, no entanto, a última. O estudo teve como principal base a análise de AI desenvolvida por Kumar et al. (2015) sobre a forma como são aplicados os AI no marketing, nomeadamente em que bases, estratégias utilizadas e aplicações possíveis. Com base no estudo efetuado, foi possível criar o inquérito que permitisse perceber de que forma os AI têm ou não influência na aquisição de bens e serviços por parte dos consumidores finais no processo de compras eletrónico. No estudo do funil de vendas a base de trabalho teve como ponto de partida a análise desenvolvida por Cooper e Budd (2006) onde são analisados os diversos estados do funil de vendas bem como métodos e atuação em cada um deles. Foi igualmente analisada a jornada do consumidor, com base no estudo de Edelman (2010) onde são igualmente apresentados os estados do consumidor, mas é elaborada uma diferente abordagem à forma como o Cliente converte a ação de compra. O questionário elaborado contou com uma amostra de 105 inquiridos, onde as diferentes estratégias de abordagem dos AI foram apresentadas, por forma a perceber quais destas terão resposta mais positiva. A fase final da presente dissertação apresenta-nos a conclusão do estudo relativo ao questionário elaborado, com dados relativos às respostas dos inquiridos permitindo tirar dados sobre a influência dos AI no processo de conversão. O presente estudo permitiu concluir que os AI têm efetivamente influência no processo de conversão sendo que o impacto varia mediante cada tipo de AI aplicado e mediante o tipo de ação envolvida.