Browsing by Author "Pinto, Matilde Rosa"
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- A aceitação de SMS Marketing e a sua relevância na intenção de compra dos consumidoresPublication . Pinto, Matilde Rosa; Sousa, Jorge Remondes deResumo Num contexto em que é imprescindível o uso de smartphones no quotidiano das pessoas, implementam-se nas empresas, estratégias de marketing digital que se tornam relevantes para impactar os clientes de uma forma eficaz. Dentro destas estratégias, inclui-se o SMS Marketing. Desta forma, justifica-se o quão imporante é, para as empresas, investir no envio de mensagens curtas e rápidas, estando presente num canal digital utilizado no dia-a-dia por cada um. Tendo em conta que o mobile marketing é uma prática em crescimento, este estudo, prentende apronfundar o estudo sobre a aceitação que o mesmo possui, e a perceção dos consumidores. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber de que forma é recebido o SMS Marketing e a sua aceitação, assim como perceber a sua relevância na intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, este estudo pretende perceber de que forma as SMS publicitárias são interpretadas pelos consumidores, conseguindo tirar conclusões sobre o conteúdo que deve ser utilizado e o que causa ou não, a aceitação destas mensagens, nos consumidores, assim como, a sua influência na intenção de compra dos consumidores. Para o desenvolvimento desta investigação foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido criado e implementado um questionário online. A amostra em estudo, é constituída por 218 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, utilizadores de internet e redes sociais. Os resultados desta investigação mostram que existe uma correlação entre a aceitação de SMS Marketing e a intenção de compra dos consumidores, sendo que existem fatores que auxiliam esta aceitação e outros que, tendo o efeito oposto, devem ser repensados aquando da implementação de estratégias de SMS Marketing. Este estudo contribui para auxiliar os profissionais de marketing a conhecer melhor o comportamento do consumidor e de que forma as marcas poderão interagir com eles, de forma a atingir melhores resultados.