Browsing by Author "Pinto, Joana Ferreira Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais à compreensão da Leitura: intervenção educativa nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Pinto, Joana Ferreira Oliveira; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Lopes, Ana Sofia do CarmoO presente Relatório constitui-se como um elemento de avaliação à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como um requisito formal para admissão à prova pública e, por conseguinte, para a obtenção do grau de Mestre. O principal objetivo visa a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, envolvendo as variadas aprendizagens, os contextos educativos e as turmas nas quais a professora em formação realizou a sua intervenção educativa, contemplando os desafios inerentes à prática pedagógica. Este documento resulta não apenas de um cruzamento de conhecimentos científico-pedagógicos, culturais, tecnológicos e do contexto desenvolvidos ao longo do percurso académico da mestranda, mas também da vontade incessante da professora em formação abraçar esta vocação. Pretende-se, mais do que uma exposição escrita de todos os saberes, competências e atividades explanados, uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a prática educativa desenvolvida nos contextos de Estágio nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Uma dificuldade observada em contexto, tanto de 1.º CEB como de 2.º CEB, impulsionou o desenvolvimento de um projeto que tem como pano de fundo a importância do desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais para a compreensão da Leitura. Pretende-se, como principal objetivo, relacionar o desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais com o domínio de competências implicadas na compreensão da Leitura, tentando perceber quais as possíveis implicações do desenvolvimento da consciência sintática para a compreensão da Leitura em alunos dos 3.º e 6.º anos de escolaridade.