Browsing by Author "Pinto, Daniela Emília Lessa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão do conhecimento nas agências de viagens onlinePublication . Pinto, Daniela Emília Lessa; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraCom o acesso facilitado à internet, as agências de viagens deixaram de estar disponíveis apenas em lojas físicas e começaram a disponibilizar os seus serviços online, originando as agências de viagens online. As agências de viagens online são descritas como um serviço digital para a venda de produtos relacionados com viagens, alojamento, atividades, bilhetes de avião, aluguer de carro ou outros serviços. Várias empresas na indústria turística adotaram a gestão do conhecimento como forma de obter vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Atualmente encontram-se poucas investigações que relacionem a gestão do conhecimento com as agências de viagens online, que são parte importante do setor turístico. De modo geral, gestão do conhecimento é o processo de criar, partilhar, usar e gerir o conhecimento, para aumentar a produtividade e a eficiência nas organizações. Com este trabalho pretendeu-se determinar a relação entre a gestão de conhecimento e as agências de viagens online. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e adotado um estudo de casos como abordagem metodológica, com o objetivo de entender como as agências de viagens online estimulam a partilha do conhecimento entre colaboradores, perceber como gerem o conhecimento e compreender como a evolução tecnológica facilitou a gestão do conhecimento. Foram efetuadas duas entrevistas à agência de viagens Alma at Porto e foram aplicados questionários a cinco agências de viagens (Agência D, Break Free Adventours, Destinos Ilimitados, LusoViagens e Top Atlântico). Como resultado geral foi possível perceber que as agências de viagens alvo de estudo percebem a importância e aplicam ações para a gestão e disseminação do conhecimento, no entanto, também, é possível notar a falta de entendimento sobre o que significa gestão do conhecimento. Pelo que deste trabalho também foi possível extrair um conjunto de recomendações para a melhoria do processo de gestão do conhecimento no setor do turismo.