Browsing by Author "Pinto, Catarina dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificaçãoPublication . Pinto, Catarina dos Santos; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.