Browsing by Author "Pimentel, John Petter Araujo"
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- O comportamento do consumidor no processo de decisão de compra em relação à marca de telemóveisPublication . Pimentel, John Petter Araujo; Pires, Paulo Alexandre Botelho Rodriguesconsumidor junto aos consumidores de telemóveis, localizados em Portugal. A pesquisa tem com objetivo geral analisar como a marca influencia relativo às determinantes de compra do consumidor deste eletrónico no país. Foram explorados onze fatores identificados como influenciadores no comportamento do consumidor e proposto um modelo conceptual inovador com onze ligações envolvidas entre si. A pesquisa deste modelo foi verificada através de um formulário online, a qual foram recolhidas 631 respostas sobre as hipóteses de investigação identificadas, com o objetivo de identificar os fatores que influenciam durante a compra de telemóveis. Os resultados demonstrados foram satisfatórios, pois foi comprovado alguns elementos que influenciam o consumidor, assim como a influência da marca e o processo decisivo, entre estes o destacam-se que todas as hipóteses foram validadas, exceto a influencia social que não tem correlação significativa com a motivação hedónica. Também um telemóvel com características sustentáveis não tem significância estatística com a motivação hedónica. Destacam-se que o word-of-mouth explicado é influenciado pela motivação hedónica e utilitária. O brand equity não tem tamanha motivação pela motivação hedónica e utilitária. Ficou comprovado também que a qualidade de um produto é o que tem maior relevância em sua decisão com relação a motivação utilitária. O word-of-mouth tem maior poder de influencia em sua decisão com base na motivação utilitária. Há relevância significativa que o brand equity possui influencia de decisão com a motivação utilitária. Determinou-se também que a Apple, Samsung e a Xiaomi são as marcas que apresentam maior valor e preferência direcionado ao cliente. Logo, esta pesquisa traz amplas contribuições a nível investigatório, empresarial e comportamental, pois a mesma direciona uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e fornece informações valiosas de que modo os clientes escolhem e avaliam os telemóveis.