Browsing by Author "Pereira, Patrícia Campos"
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- Diferenças culturais no comércio eletrônico: estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Pereira, Patrícia Campos; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA internet e as novas tecnologias vêm transformando consideravelmente as relações entre as pessoas e delas com sua realidade. Nesta sociedade em que o acesso à internet é cada vez mais indispensável, além da busca por informações e interação, as pessoas têm utilizado muito a internet para fazer compras. O comércio de produtos e serviços feito por meio da internet é chamado de Comércio Eletrônico – CE ou E-commerce. É cada vez mais importante a realização de estudos científicos que permitam perceber este fenômeno e suas implicações. O trabalho desenvolvido nesta dissertação vem neste seguimento. Nesta investigação, trataremos sobre o comércio eletrônico no Brasil e em Portugal e as diferenças culturais perceptíveis em algumas variáveis do CE nesses países. O objetivo é identificar diferenças e similaridades em variáveis do comércio eletrônico brasileiro e português influenciadas pela cultura desses países. Após o levantamento bibliográfico sobre o tema em questão para contextualização com o objeto de investigação, foi iniciado o estudo de caso propriamente dito. Sob uma abordagem quantitativa, foi feita uma análise comparativa das diferenças culturais no comércio eletrônico dos países Brasil e Portugal. Fundamentando-se nas dimensões culturais de Geert Hofstede, em sites especializados que apresentam relatórios com resultados estatísticos sobre o comércio eletrônico do Brasil e de Portugal e em sites de CE portugueses e brasileiros, foi feita a análise de algumas das categorias culturais de Hofstede. Foram selecionados dez websites de compras (B2C) mais acessados desses dois países. A investigação concluiu que os sites brasileiros têm mais tendência ao coletivismo que os sites portugueses, comprovando apenas uma das hipóteses formuladas, a hipótese H1a: Os websites brasileiros irão apresentar níveis mais elevados de orientação para o coletivismo do que os websites portugueses. Assim sendo, verificamos que as características culturais dos países ainda estão pouco representadas nos sites de B2C.
