Browsing by Author "Pereira, Miguel Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – ÁsiaPublication . Pereira, Miguel Gonçalves; Santos, José de Freitas; Silva, Ricardo Jorge Oliveira daO presente estudo tem como objetivo primordial compreender a importância que a aposta dos clubes de futebol na internacionalização pode ter em termos de sucesso comercial, com o principal foco da análise a recair sobre o mercado asiático. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico que consistiu na realização de uma revisão da literatura existente sobre o tema, complementando-a com uma análise do mercado asiático. Posteriormente, optou-se pelo desenvolvimento de estudo empírico de abordagem metodológica qualitativa, procedendo-se a um processo de recolha de dados primários através da realização de entrevistas semiestruturadas a membros de 3 clubes portugueses da I Liga e de um estudo de caso sobre o impacto mediático que a contratação de um futebolista iraniano causou num clube português, sendo depois feita a análise e discussão dos resultados obtidos. Os resultados obtidos permitem verificar a existência de consciencialização dos clubes em relação à importância da aposta na internacionalização das suas marcas para mercados estrangeiros, apesar de alguma limitação de recursos em alguns casos. No que diz respeito ao mercado asiático, apesar de a sua atratividade ser indiscutível, nem todos os clubes contam com um planeamento estratégico bem definido para entrar neste continente. Ainda assim, é possível verificar algumas boas práticas nos clubes estudados que vão de encontro à conceptualização teórica das estratégias de entrada em novos mercados. Desta forma, os resultados alcançados permitiram concluir que a aposta na internacionalização dos clubes (particularmente para o mercado asiático) tem efetivamente impacto no sucesso dos clubes, seja ele comercial ou mediático.