Browsing by Author "Pereira, Marisa"
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- Age related hearing loss in Portugal: methods and mutationsPublication . Pereira, Marisa; Aparicio, M.; Matos, Tiago; Antunes, M.; Fialho, Graça; Caria, HelenaPresbycusis is a multifactorial disease that represents the damage of intrinsic and extrinsic factors, acting in the inner ear through life. Presbyacusis or age-related hearing loss (ARHL) is estimated to affect up to 1.5 billion of people aged 60 by 2025. The aim of this study was to genetically characterize individuals with presbycusis, for GJB6, NAT2, GRM7 genes and mtDNA haplogroups in order to evaluate contributions to ARHL diagnosis
- Implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem e das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018: perspetiva dos professoresPublication . Pereira, Marisa; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, SílviaEste estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e das Medidas Universais preconizadas no D.L. n.º54/2018, quanto à sua desejabilidade e fazibilidade, bem como à sua frequência e à percentagem de alunos a quem são implementadas. Para atingir esse propósito, foi desenvolvido um questionário composto por respostas educativas consistentes com o DUA e as Medidas Universais, construído com base no D.L. n.º54/2018 e nos instrumentos/documentos de referência constantes no Manual de Apoio à Prática da Direcção-Geral de Educação. A versão final deste questionário de 47 itens foi apurada após ter sido sujeito à apreciação de dez peritos (i.e., professores de diferentes ciclos de ensino, professores de educação especial, docentes de ensino superior) e a uma administração piloto a dez professores. O questionário, de preenchimento online, foi enviado para Agrupamentos de Escolas e professores de todo o país, tendo sido obtidas 118 respostas. Os resultados do estudo mostram que os professores reportaram valores de Desejabilidade estatisticamente superiores aos valores de Fazibilidade para as dimensões Desenho Universal para a Aprendizagem (t(117)=11.84, p<0.001, d=1.09), Diferenciação Pedagógica (t(117)=11.74, p<0.001, d=1.08) e Acomodações Curriculares (t(117)= 11.55, p<0.001, d=1.06). Além disso, os professores com mais anos de experiência tendem a considerar as medidas universais como menos fazíveis e a implementá-las junto de uma menor percentagem de alunos. As implicações do estudo serão discutidas com base no paradigma da inclusão, enfatizando de modo particular a contribuição das Medidas Universais para a promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação em contexto de sala de aula e, assim, contribuir para a qualidade do ensino