Browsing by Author "Pereira, Joana Maria Monteiro"
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- A influência do marketing de redes sociais no relacionamentoPublication . Pereira, Joana Maria Monteiro; Santos, José de FreitasAs redes sociais são consideradas um novo canal de comunicação, que as empresas podem e devem rentabilizar, uma vez que possuem um grande número de utilizadores, o que facilita a propagação da informação. É um canal direto, interativo e eficaz. As empresas devem compreender o que leva os consumidores a partilharem, e a transferirem conhecimento para outros, sobre novos produtos e serviços. Por isso, o recurso a este meio de comunicação, requer uma estratégia com objetivos definidos e com constante monitorização dos resultados das ações. O presente trabalho tem como objetivo estudar a presença das empresas nas redes sociais e saber em que medida a existência de um Website determina a presença noutras redes sociais. Para atingir esse objetivo o estudo realizado incidiu sobre a presença nas redes sociais das 500 Maiores & Melhores Empresas nacionais. Os resultados mostram que as empresas, de um modo geral, asseguram a sua presença na Internet através de um Website, 33 têm presença na rede Google+; 170 têm presença no Facebook; 3 empresas encontram-se mal categorizadas (perfil pessoal) no Facebook; 78 têm uma página no Twitter; 101 criaram um canal no YouTube, e 327 não criaram nenhuma página até à data da pesquisa. Relativamente ao Pinterest e Instagram, a adesão das empresas a estas redes é praticamente inexistente. Para além disso, identificou-se algum grau de associação entre a existência de um Website com a presença no Facebook, no YouTube, no Twitter e no Google+. Relativamente à presença nas três redes sociais principais, verifica-se que as empresas mais ativas no Facebook são também as mais ativas no Twitter, o mesmo não acontecendo entre estas duas redes e o YouTube.