Browsing by Author "Pereira, Andreia Filipa Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!Publication . Pereira, Andreia Filipa Mendes; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógica