Browsing by Author "Pereira, Andreia Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Andreia PereiraPublication . Pereira, Andreia Alexandra da Silva; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Graça, Vânia Gabriela DiasEste documento surge no seguimento da formação inicial e pretende apresentar o percurso formativo desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, procura-se espelhar a evolução e construção pessoal, social e profissional, num processo construtivista de formação ao longo do desenvolvimento das aprendizagens efetuadas e das experiências vividas nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, apresentam-se os saberes que permitiram perceber que, metodologicamente, a criança detém um papel ativo e participativo na sua aprendizagem, o que foi fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens com mais significado. Por este motivo torna-se imperativo recorrer à aproximação da Metodologia de Investigação-Ação na construção investigadora, crítica e reflexiva da futura docente por envolver uma dinâmica em espiral dos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitando o desenvolvimento de propostas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses e às dificuldades das crianças. Recorreu-se, ainda, à Metodologia de Trabalho de Projeto por despertar o querer saber, o saber fazer e o saber ser, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. A visão apresentada no relatório ilustra a problematização das competências subjacentes ao perfil duplo de docência, que exige um conhecimento aprofundado sobre as duas valências educativas. As experiências vividas de forma colaborativa constituíram uma etapa crucial na formação inicial docente de perfil duplo, dando sentido aos referenciais teóricos e evidenciando a exigência que esta profissão requer.