Browsing by Author "Pereira, Ana Paula Pereira Fernandes Rodrigues"
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- A avaliação formativa na melhoria das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Ana Paula Pereira Fernandes Rodrigues; Romão, PaulaA avaliação formativa tem vindo a ser estudada por diversos autores que compreenderam a importância deste modelo avaliativo no desempenho dos alunos, levando a que o poder político começasse a pensar na defesa do modelo através de produção legislativa. Assim, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 06 de julho, vem tornar a avaliação formativa na principal modalidade avaliativa, ao referir que “é a principal modalidade de avaliação e permite obter informação privilegiada e sistemática nos diversos domínios curriculares, devendo, com o envolvimento dos alunos no processo de autorregulação das aprendizagens, fundamentar o apoio às mesmas”. Deste modo, ao longo deste trabalho realizou-se uma investigação com recurso a uma metodologia qualitativa, através do registo das atividades desenvolvidas ao longo de um conjunto de aulas, incidindo nas aprendizagens dos alunos e recorrendo apenas a estratégias pedagógicas diferenciadas e colaborativas. O estudo decorreu com alunos de uma turma do 1º ano do 1º ciclo numa escola do Concelho da Maia. Após o registo dos dados, que aqui se reproduzem, foi feita uma análise e interpretação por forma a validar o efeito da avaliação formativa nas aprendizagens dos alunos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a avaliação formativa se torna efetiva nos resultados dos alunos, sempre que é bem aplicada e recorrendo a estratégias cooperativas. Para tal, é de extrema importância conhecer o conceito de feedback, bem como a forma de o tornar eficaz no processo de lecionação dos conteúdos. Esta é uma estratégia imprescindível para a avaliação formativa e para o bom desempenho escolar e social dos alunos. Este trabalho termina com a construção de um plano de ação sobre uma atividade formativa destinada aos professores, onde se pretende que estes adquiram competências no âmbito da avaliação formativa, e que compreendam a importância deste modelo nas aprendizagens dos alunos, para que o possam aplicar na sua prática pedagógica.