Browsing by Author "Paulos, Adriana Patrícia Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacte do turismo criativo em Vila Nova de Foz CôaPublication . Paulos, Adriana Patrícia Silva; Liberato, Dália; Vasconcelos, SandraO setor do turismo está em constante evolução, essencialmente devido ao desenvolvimento dos destinos e às preferências do turista. O setor tem apostado no aproveitamento, rentabilização e dinamização de recursos existentes para promover os destinos e, desta forma, afastar-se da ideia do turismo massificado. Atualmente, o turista tem mostrado preferência por experiências mais personalizadas e autênticas, o que nos remete para o surgimento de um novo tipo de turismo: o turismo criativo, um tipo de turismo que tem por base a participação ativa dos turistas em atividades de aprendizagem cultural do destino, conduzindo, recentemente, à cocriação de experiências. Estas atividades têm por base conceitos como a autenticidade, criatividade e memorabilidade e que se revelam fundamentais para a criação das experiências que este novo turista procura. Tendo como objeto de estudo o turismo criativo Vila Nova de Foz Côa, a elaboração desta dissertação visa contribuir para a compreensão da evolução do conceito de turismo criativo, bem como identificar as suas potencialidades e o seu impacte nesta região. A escolha recaiu sobre Vila Nova de Foz Côa por se considerar que esta região possui inúmeros recursos que se coadunam com a prática do turismo criativo. Para uma análise mais aprofundada foi adotada uma metodologia do tipo qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, recorreu- se à técnica de análise de conteúdo para sintetizar e reduzir a quantidade de informação recolhida, de forma a retirar as devidas conclusões do estudo em questão. Os principais resultados desta investigação demonstram que o turismo criativo em Vila Nova de Foz Côa ainda se encontra numa fase embrionária, e embora existam interessados em desenvolver esta prática, é necessário melhorar a relação entre os diversos stakeholders e o seu envolvimento na criação de iniciativas e produtos associados a esta tipologia, bem como debater estratégias a implementar com vista ao sucesso das iniciativas.