Browsing by Author "Oliveira, Tiago Miguel Pereira"
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- Análise de metodologias de cálculo do desempenho energético de ascensores e escadas mecânicas e ações que promovam melhorias na sua classe energéticaPublication . Oliveira, Tiago Miguel Pereira; Dias, Fernando Maurício Teixeira de SousaNa presente tese elabora-se uma análise dos vários tipos de tecnologia subjacente aos elevadores, escadas mecânicas e tapetes rolantes existentes no mercado, procurando orientar o estudo no que diz respeito ao processo de certificação energética deste tipo de equipamentos segundo a norma ISO 25745, e nos vários parâmetros que podem influenciar esta classificação, identificando qual a melhor forma de proceder para melhorar a classe de eficiência energética destes equipamentos, tendo em conta as classes mínimas das normas para novas instalações e procurando ao mesmo tempo minimizar o investimento que terá que ser feito para atingir essa meta. Com isto, pretende-se que tanto os donos de instalações deste tipo, como os seus fabricantes, identifiquem quais as componentes que mais podem influenciar a eficiência energética do equipamento de transporte. De forma a estudar o assunto da certificação energética no transporte vertical, é analisada a norma ISO 25745 de 1 de abril de 2015, que se divide em 3 partes: a Parte 1 (25745-1:2012) relativa à medição do consumo de energia e as restantes Partes 2 e 3 (25745-2:2015 e 25745-3:2015) referentes ao cálculo do desempenho energético de elevadores, escadas e tapetes rolantes. A partir deste referencial, que permite responder completamente ao cálculo do desempenho energético de instalações de elevação de pessoas, foi estudada uma amostra relativa a 145 certificações energéticas de elevadores, elaboradas segundo a metodologia dessa mesma norma de maneira a perceber de uma forma geral o comportamento energético das instalações elevatórias em Portugal. Posteriormente, são estudadas três hipóteses, propostas por especialistas na área, para aumentar a eficiência energética em elevadores, procurando através de dados energéticos referentes a equipamentos de elevação sujeitos a alterações ou melhorias significativas nos seus elementos constituintes, perceber qual o impacto das intervenções efetuadas, no consumo energético global do equipamento e na sua classe de eficiência energética, com base na norma ISO 25745. De acordo com a perspetiva anterior, em primeiro lugar, foi então estudada a hipótese de otimização do valor do contrapeso dos elevadores de tração elétrica, segundo o perfil de utilização do edifício. Esta hipótese sugere que, pelo facto do grau de ocupação normal médio da cabina ser muito frequentemente abaixo do valor para o qual o contrapeso está normalmente dimensionado (50 % da carga nominal), justifica a um melhor balanceamento, através da otimização do contrapeso para cargas mais pequenas e desta promover uma maior poupança energética. Para a realização deste estudo, recorreu-se a um elevador de 300 kg, de categoria de utilização 2 e com um contrapeso dimensionado para 65 % da carga nominal, e estudou-se o seu comportamento energético, sem carga, para um contrapeso dimensionado para aproximadamente 50 e 40 % da sua carga, procurando analisar, segundo a norma ISO 25745, as alterações verificadas ao nível da energia diária consumida e na classificação energética do ascensor. Em segundo lugar, procurou-se estudar a hipótese da melhoria da eficiência energética ao nível do sistema de iluminação da cabina, recorrendo-se para esta análise a seis amostras de elevadores instalados num ambiente hospitalar, para os quais foi dimensionada uma nova iluminação do tipo LED, com base nos requisitos mínimos da norma EN 81:20, estudando o impacto deste tipo de melhoria no consumo de energia diária e na classificação energética final do elevador. Em terceiro lugar, e último, foi efetuada uma análise ao impacto que um operador de porta permanentemente alimentado, pode ter na classe e no desempenho energético de um elevador, procurando analisar o caso específico em que o elevador está em repouso. Quanto às escadas mecânicas, foram acompanhadas algumas auditorias realizadas a este tipo de equipamento em duas estações ferroviárias, com intuito de compreender e explicar os procedimentos subjacentes a este tipo de estudo e proceder à análise do consumo energético deste tipo de equipamento e ao cálculo da respetiva classe de eficiência energética, de maneira a poder enunciar algumas possíveis medidas de eficiência energética para aumentar o seu desempenho energético. No decorrer deste estudo, e como forma de atender à falta de um simulador por parte do SEEP (Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos), destinado à certificação energética de escadas mecânicas e tapetes rolantes, será elaborado um software para este tipo de equipamento segundo a metodologia apresentada na Parte 3 da ISO 25745.
