Browsing by Author "Oliveira, Tiago André Queirós"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Predictive response mail campaignPublication . Oliveira, Tiago André Queirós; Rodrigues, Maria de Fátima CoutinhoO marketing direto está a tornar-se cada vez mais um componente crucial para a estratégia de marketing das empresas e é um processo que inclui várias abordagens para apresentar produtos ou serviços a clientes selecionados. Uma base de dados fiável de clientes-alvo é crítica para o sucesso do marketing direto. O objetivo principal da modelação de respostas é identificar clientes com maior probabilidade de responder a um anúncio direto. Existem dois desafios comuns ao lidar com dados de marketing: dados não balanceados, onde o número de clientes que não respondem é significativamente superior ao daqueles que respondem; e conjuntos de treino com elevada dimensão dado a enorme variedade de informações que são recolhidas normalmente. Esta tese descreve todo o processo de desenvolvimento de um modelo de previsão de respostas ao mesmo tempo que apresenta e estuda diversas técnicas e metodologias ao longo dos vários passos, desde o balanceamento dos dados e seleção de variáveis até ao desenvolvimento e teste dos modelos. Adicionalmente, é proposta uma técnica de seleção de variáveis que consiste no agrupamento de várias random forests para obter resultados mais robustos. Os resultados mostram que a técnica de seleção de variáveis proposta, combinada com random under-sampling para o balanceamento dos dados, e a recente técnica Extreme Gradient Boosting, conhecida como XGBoost, têm a melhor performance.
