Browsing by Author "Oliveira, Silvie Tavares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGoPublication . Oliveira, Silvie Tavares; Santos, José de FreitasAs plataformas de crowdfunding são cada vez mais populares em todo o mundo, sendo um instrumento de apoio financeiro ao lançamento de novos projetos empreendedores. O objetivo deste trabalho passa por analisar o conceito do crowdfunding, de forma a compreender a sua importância e os diferentes modelos que podem ser usados para a obtenção de fundos. Este estudo tem também como objetivo identificar os fatores de sucesso numa campanha lançada na plataforma IndieGoGo, permitindo a futuros empreendedores que pretendam angariar fundos numa plataforma eletrónica conhecer os fatores que podem gerar uma maior ou menor adesão ao projeto. Para atingir o objetivo acima enunciado foi desenvolvida uma revisão de literatura que permitiu avançar com as hipóteses relativamente a cada um dos fatores que potencialmente poderiam influenciar no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Para a realização do estudo empírico, partiu-se de uma amostra aleatória de 250 projetos existentes na plataforma IndieGoGo e procedeu-se a uma análise de conteúdo aos fatores associados a cada um dos projetos. A base de dados construída foi depois objeto de tratamento estatístico para validação das hipóteses (estatística descritiva, correlações e análise de regressão). Os resultados do estudo mostram que a existência do protótipo de um produto, a apresentação visual e curricular dos promotores, a frequência de atualizações (updates), o número de apoiantes (backers) e a natureza tecnológica do projeto são fatores críticos de sucesso. Pelo contrário, a elevada duração, em minutos, de um vídeo associado ao projeto pode afetar negativamente o sucesso da campanha. Quanto às variáveis associadas ao montante solicitado, comentários na plataforma e likes no Facebook associado ao projeto, os resultados mostraram-se inconclusivos. Finalmente, a experiência anterior do promotor na plataforma mostrou ser um fator de atração de investidores, enquanto o género e a natureza do promotor (individual/equipa) se revelaram insignificantes.