Browsing by Author "Oliveira, Renata Filipa dos Santos"
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- Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Publication . Oliveira, Renata Filipa dos Santos; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Oliveira, Ana Isabel Gameiro; Forte, Ana Maria Barbosa Pinto XavierRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: A prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar teve como intenção formativa fomentar a construção de saberes profissionais inerentes ao perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Neste sentido, no final da prática pedagógica, a formanda desenvolveu competências como: a mobilização dos saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos nas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas; a construção uma atitude profissional reflexiva e investigativa facilitadora da tomada de decisões; a coconstrução de saberes profissionais através de projetos de investigação sobre as práticas e disseminar o seu impacto na transformação da educação; e a problematização das exigências da prática profissional. O desenvolvimento das competências intrínsecas ao perfil do educador de infância decorreu de um processo de responsabilização progressiva, por parte da estagiária, pela ação docente. Com o intuito de perseguir estes objetivos a estagiária adotou uma metodologia de investigação-ação, uma vez que, esta constitui um excelente guia para orientar e transformar as práticas educativas. O processo de investigação-ação, que é sequencial e cíclico, ocorreu através da concretização das etapas que caracterizam a intervenção profissional do educador de infância. Neste âmbito, a estagiária concebeu e desenvolveu o respetivo currículo da educação pré-escolar através da organização do ambiente educativo com o intuito de promover a construção de aprendizagens integradas dos vários domínios do saber. Deste modo, o processo de observação de cada criança, bem como dos pequenos e do grande grupo, foi fulcral para planificar de acordo com as necessidades educativas evidenciadas. No processo educativo também foi determinante a avaliação, realizada numa perspetiva formativa, não só do processo de desenvolvimento profissional da estagiária, como também dos resultados de aprendizagem desenvolvidos pelas crianças. Na ação, nomeadamente aquando do desenvolvimento da planificação, que tinha por base a intencionalidade educativa, foi fundamental adotar estratégias de diferenciação pedagógica que atendessem à diversidade e à inclusão. A comunicação com os pais/encarregados de educação possibilitou recolher informação acerca das características das crianças, enriquecendo, desta forma, o processo educativo. Ao nível da articulação foram desenvolvidas iniciativas neste sentido, como por exemplo, atividades com crianças da mesma faixa etária do grupo e de uma faixa etária superior, o que permitiu através da cooperação fomentar o desenvolvimento das crianças. Para além disso, um outro aspeto crucial da investigação-ação foi o ato de refletir criticamente, uma vez que este permitiu, não só estabelecer uma dialética entre a teoria e a prática, como também desenvolver as diversas competências relativas ao perfil do educador de infância. Neste processo de desenvolvimento, as estratégias utilizadas como as narrativas colaborativas, o diário de formação, os guiões de pré-observação, as notas de campo, a supervisão, as reuniões de planificação e da avaliação reguladora foram determinantes para a evolução da formanda em vários sentidos. Com efeito, as competências e as aprendizagens desenvolvidas pela estagiária foram ao nível da observação, planificação, ação e reflexão. No que se refere ao domínio da observação, esta desenvolveu a competência de efetuar sistematicamente a observação participante sobre o contexto, o processo e os resultados das aprendizagens das crianças. No domínio da planificação, a formanda desenvolveu a competência de planificar e avaliar a ação educativa de forma adequar ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, bem como a planificação de atividades que proporcionassem aprendizagens nos vários domínios curriculares, recorrendo a estratégias diversificadas para o desenvolvimento da ação pedagógica. Por sua vez, no domínio da ação esta evoluiu ao nível: da organização adequada do ambiente educativo para a interação pedagógica intencional; do desenvolvimento de estratégias de diferenciação pedagógica que atendessem à diversidade e à inclusão; e do desenvolvimento de ações de envolvimento familiar no processo de ensino e de aprendizagem das crianças. Por fim, ao nível do domínio da reflexão a formanda desenvolveu a capacidade de problematizar das exigências da prática profissional, de forma fundamentada e reflexiva, das competências socioprofissionais inerentes ao perfil do educador de infância.