Browsing by Author "Oliveira, Marta Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Marta Alexandra da Silva OliveiraPublication . Oliveira, Marta Alexandra da Silva; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Graça, Vânia Gabriela DiasA educação e a escola estão a sofrer mudanças significativas inerentes às transformações sociais e tecnológicas próprias do desenvolvimento da sociedade, o que estreita a necessidade de o docente refletir sobre a sua ação educativa durante o seu percurso profissional, de forma a melhorar e inovar as práticas pedagógicas, adequando-as não só às exigências e aos desafios tecnológicos característicos do século XXI, como também às necessidades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, mobilizando o diálogo constante entre teoria e prática para o desenvolvimento de um maior sentido crítico e reflexivo, de acordo com a metodologia da lnvestigação-Ação. Assim sendo, o presente relatório de estágio reflete a prática educativa supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico conferindo, por esse motivo, a construção de um perfil duplo docente facilitador da continuidade educativa. Nesse sentido, as ações desenvolvidas apresentadas fortalecem a importância da criança como construtor do seu próprio conhecimento, privilegiando metodologias ativas de aprendizagem e de participação, através de propostas educativas que promovam dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperado numa aprendizagem significativa e de transversalidade de saberes, como a Metodologia de Trabalho por Projeto. Desse modo, as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os níveis educativos privilegiaram, por um lado, a aprendizagem pelos sentidos e, por outro, a utilização das tecnologias da informação e comunicação, através da educação sensorial, numa perspetiva socioconstrutivista, evidenciando a importância das interações interpessoais e das relações com o meio no desenvolvimento e na aprendizagem.
